[MODULAR / ONLINE] Direito Administrativo Total - Teoria e Questões

DIREITO ADMINISTRATIVO TOTAL - TEORIA E QUESTÕES

O direito administrativo é cobrado em muitos concursos e isso, por si só, já é um grande motivo para o candidato dar uma atenção redobrada à disciplina. O problema é que, apesar de constantemente exigida nos mais variados editais (carreiras policiais, fiscais, tribunais, administrativas, universidades, etc), muitos alunos ainda têm dificuldade na sua compreensão e, por conta disso, acabam não gabaritando as questões ou, até mesmo, errando um grande número de quesitos. A pergunta é: por que tantos alunos têm dificuldade com o direito administrativo? A meu ver, isso ocorre basicamente pelo seguinte:

 

1. “Turma regular como a solução para todos os problemas”

É comum que o aluno comece a estudar para concursos se matriculando em uma turma regular direcionada para algum edital específico. Nesse tipo de turma, o aluno tem contato com diversas disciplinas ao mesmo tempo, dentre elas o direito administrativo. É uma ótima forma de iniciar a “jornada de concurseiro”, pois as turmas regulares apresentam uma carga horária adequada para que o aluno compreenda os principais pontos da matéria. Entretanto, o direito administrativo está cada vez maior e, às vezes, a quantidade de encontros na turma regular pode não ser suficiente para que o aluno realmente compreenda a disciplina. A turma regular, como dito, ajuda a dar um bom “pontapé inicial”, mas pode não ser suficiente para o aluno dominar a matéria e ir 100% seguro à prova.

 

2. “Professor, dá pra resumir 10 aulas em 3?”

Que dá, dá, mas a banca pode cobrar o que falaríamos nas 7 aulas que você, por conta da pressa, deixou de lado. E aí?! O aluno, muitas vezes, ansioso para resolver logo sua vida, quer apressar os estudos, perdendo qualidade no aprendizado e tendo uma compreensão rasa da matéria. Muitos não aprendem direito administrativo, pois não querem dedicar tempo à disciplina. Assim fica difícil. A matéria não vai entrar na sua cabeça por osmose. Pode acreditar. Não tem segredo, pessoal. Para entender a matéria (e isso serve para qualquer matéria) você precisa de HBC (horas de bunda na cadeira). Você precisa estudar exatamente a matéria que não gosta e não apenas a que você ama. O que vai fazer você ser aprovado na Polícia Civil, por exemplo, não é ser o “sabe tudo” em direito penal e pouco estudar direito administrativo. É ter um conhecimento equilibrado em todas as disciplinas.

 

3. “Vou decorar o direito administrativo e criar bizu pra tudo na vida que na hora da prova eu lembro”

Muitos alunos querem decorar o direito administrativo ao invés de compreendê-lo. Isso não resolve. Você decora hoje, mas semana que vem já esquece, até porque você tem muita coisa pra decorar em outras disciplinas (informática e português, por exemplo, hehe). Além disso, as provas de direito administrativo estão exigindo do candidato cada vez mais “raciocínio jurídico”, isto é, a compreensão da matéria como um todo, interligando os institutos. Várias são as questões que mesclam temas diferentes do direito administrativo (atos com poderes, por exemplo). O aluno que decora se perde. O aluno que entende desenrola.

 

4. “Vou começar a fazer questões quando sentir que estou pronto”

Erro comum de muitos concurseiros. Sabe quando você vai se sentir plenamente pronto pra resolver questões? Nunca. Solução: comece desde já. Se o direito administrativo é uma matéria que você já vem tentando estudar e, ainda assim, tem um bloquei, a melhor forma para minimizar isso é resolvendo questões, pois, ainda que você erre, você estará se familiarizando com a abordagem em provas de cada tema.

 

Resumidamente a dificuldade dos alunos com a matéria, a meu ver, ocorre pelos seguintes motivos:

 

1) poucas aulas;

2) pressa em aprender;

3) decorar ao invés de entender e

4) não resolver questões.

 

Como solucionar esses problemas?

 

                1) maior quantidade de aulas;

                2) tendo calma e dedicando tempo à matéria;

                3) entender ao invés de decorar e

                4) resolvendo muitas questões.

 

Pensando exatamente nisso, desenvolvemos o curso Direito Administrativo Total! Sabe como ele pode lhe ajudar? Veja abaixo os diferenciais deste curso:

 

1. Carga Horária Diferenciada

Neste curso o professor estará praticamente trabalhando com a maior carga horária do mercado (mesmo!), o que possibilita a análise detalhada e aprofundada sobre cada um dos institutos da matéria, trazendo alguns pontos que, pelo tempo, são inviáveis de se trabalhar em turma regulares (Estado em rede, Administração nos mais variados sentidos, Análise de cada critério de definição do direito administrativo, etc). Para ter uma ideia, os três módulos (discriminados abaixo) estarão totalizando uma média de 150. Desafio você a achar um curso de direito administrativo com essa quantidade de horas. Uma carga horária realmente diferenciada!       

 

2. Explicação Detalhada

Exatamente pela carga horária diferenciada, o professor apresenta cada instituto de forma mais detalhada. Isso, muitas vezes, faz com que o aluno finalmente entenda aquele ponto que foi rapidamente comentado na turma regular, mas que, pra ser compreendido realmente bem, dependia de mais alguns minutinhos de explicação. Neste curso, teremos vários minutinhos de explicação detalhada e trabalhada sempre em cima de exemplos.

 

3. Metodologia Diferenciada

O professor traz um método em que o aluno tem a teoria e, logo na sequência, uma série de questões escolhidas a dedo e resolvidas na aula com o professor. São questões para praticamente todo tópico abordado. Com isso, o aluno não apenas aprende a teoria como, de imediato, já verifica como ela veio a ser aplicada em provas passadas. Não adianta entender, tem que fixar. Como? Com questões. Teremos muitas. Um método realmente diferenciado, que vai lhe ajudar demais!    

 

4. Resolução de Questões

Como dito, ao longo do curso o aluno terá o professor resolvendo uma grande quantidade de questões após a análise de cada tópico, isto é, ao longo da aula. Não iremos esgotar o tema para, só depois, resolver as questões. Iremos trabalhá-las no exato momento que o tema estiver sendo ensinado.

 

5. “Ponto no Edital”

Ao iniciar cada tema (princípios administrativos; organização administrativa), o professor demonstra como o assunto foi cobrado em variados editais (áreas fiscais, policiais, tribunais, etc), para que, com isso, o curso possa atender a todos.   

 

Público alvo

Este curso está sendo formatado para atender todos. Exatamente por isso, como dito, o professor, ao iniciar cada assunto, demonstra como ele foi exigido em diferentes editais: carreiras policiais, carreiras fiscais, carreiras administrativas e de tribunais. Trata-se do “Ponto no edital”.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

MÓDULO 01

Capítulo 1 – Considerações Preliminares: Estado, Governo e Administração Pública

                Teoria + 23 Exercícios  

Capítulo 2 – Introdução ao Direito Administrativo

                Teoria + 18 Exercícios

Capítulo 3 – Princípios Administrativos

                Teoria + 45 Exercícios

Capítulo 4 – Organização Administrativa do Estado

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 5 – Poderes Administrativos

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 6 – Agentes Públicos

                Teoria + Exercícios (a definir)

 

MÓDULO 02

Capítulo 1 – Atos Administrativos

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 2 – Processo Administrativo

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 3 – Licitações

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 4 – Contratos Administrativos

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 5 – Serviços Públicos

                Teoria + Exercícios (a definir)

 

MÓDULO 03

Capítulo 1 – Responsabilidade Civil do Estado

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 2 – Improbidade Administrativa

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 3 – Controle da Administração

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 4 – Intervenção do Estado na Propriedade Privada

                Teoria + Exercícios (a definir)

Capítulo 5 – Bens Públicos

                Teoria + Exercícios (a definir)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Início: Imediato. O acesso a videoaulas já gravadas e aos materiais para download já utilizados pelo professor serão liberados automaticamente após a confirmação do pagamento.

Duração: 1 ano

Material Didático: Videoaulas gravadas, slides e/ou outros complementos em PDF.

 

 

Informações sobre o concurso


  • Situação